A operação de limpeza do fundo do mar na praia do Porto da Barra realizada pela prefeitura de Salvador, nesta segunda-feira (30), retirou 433 kg de lixo no trecho entre os fortes de Santa Maria e São Diogo. Entre os materiais coletados estavam latas de alumínio, garrafas pet, sacos plásticos, espetos de madeira (utilizados em churrasquinhos e queijo coalho) e até mesmo sapatos.
Dez mergulhadores do Projeto Galeão, divididos em três equipes, fizeram um mutirão de limpeza que contou com a participação de 20 agentes e um barco motorizado da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), para coleta, seleção e pesagem do material retirado.
“Todo esse material nos impressiona, pois é uma agressão ao meio ambiente”, destacou Pedro Dantas, um dos mergulhadores do grupo. O diretor de operações da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Luiz Cláudio Nunes lamenta o lixo deixado na praia e alerta para o perigo. “Tudo isso prejudica os próprios banhistas que podem sofrer acidentes com o lixo no mar”, lamenta.
O mutirão no mar faz parte da Operação Verão do órgão, com o objetivo de intensificar a limpeza em toda a orla de Salvador no período da alta estação, oferecendo maior conforto e bem-estar aos banhistas. As atividades incluem educação ambiental, por meio da abordagem de técnicos da Limpurb junto à população duas vezes por semana, orientando sobre a importância de manter as praias e as ruas limpas.
Fonte:Teiadenoticias